Anão:
Anões são
criaturas baixas e robustas, são bons mineradores em seu geral, são bons com
armas grandes e não passam de um metro e meio em sua maioria, são muito
pregados a sua crença e ancestrais.
Atributos
iniciais:
Força: 3
Agilidade: 1
Inteligência:
3
Velocidade: 2
Carisma: 2
Resistência:
4
Iniciativa: 4
Percepção: 3
Percepção: 3
Habilidades
da raça:
Facilidade
para montar apetrechos (+2 INT para montar coisas)
------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------
São meio
homens meio cavalos, são em sua maioria orgulhosos e não confiam com facilidade
em quem vem de longe, estão sempre em tribos, é raro ter um centauro
aventureiro.
Atributos
iniciais:
Força: 3
Agilidade: 2
Inteligência:
2
Velocidade: 4
Carisma: 2
Resistência:
3
Iniciativa: 3
Percepção: 3
Percepção: 3
Habilidades
da raça:
A cada
inimigo morto no turno ganha +1 AGI temporariamente
------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------
Draconianos:
São
criaturas com aparência de dragão humanoide, eles não envelhecem mais depois
dos trintas anos, em sua maioria são grandes e robustos, sempre isolados buscam
seus próprios objetivos.
Atributos
iniciais:
Força: 4
Agilidade: 2
Inteligência:
2
Velocidade: 2
Carisma: 2
Resistência:
3
Iniciativa: 3
Percepção: 3
Percepção: 3
Habilidades
da raça:
Pode cuspir
fogo uma vez por turno, dano definido pelos dados (d20) sem acréscimo.
------------------------------------------------------------------------------------------
Duende:
------------------------------------------------------------------------------------------
Duende:
São
criaturas com no Maximo um metro de altura, aparência verde e formas bem
definidas, são travessos e dificilmente confiáveis alem de sua incrível mobilidade
em geral.
Atributos
iniciais:
Força: 2
Agilidade: 4
Inteligência:
2
Velocidade: 5
Carisma: 1
Resistência:
1
Iniciativa: 1
Percepção: 3
Percepção: 3
Habilidades
da raça:
Capaz de
atravessar paredes se concentrando bastante(d20 de mais de 15 ele atravessa,
caso contrario não)
------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------
Elfo negro:
São elfos
corrompidos que moram em cidades subterrâneas, sua beleza pode superar a de
elfos normais, são mais frágeis na luz por não serem acostumados.
Atributos
iniciais:
Força: 2
Agilidade: 4
Inteligência:
5
Velocidade: 2
Carisma: 1
Resistência:
1
Iniciativa: 3
Percepção: 4
Percepção: 4
Habilidades
da raça:
Podem
enxergar até 20 metros no escuro(O dado decide na ocasião) nitidamente.
------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------
Elfo:
São seres
humanoides parecidos com os humanos, geralmente loiros e muito belos, tem
talentos com arcos e magias da natureza.
Atributos
iniciais:
Força: 2
Agilidade: 4
Inteligência:
3
Velocidade: 4
Carisma: 3
Resistência:
1
Iniciativa: 2
Percepção: 4
Percepção: 4
Habilidades
da raça:
São muito
bons em fazer armadilhas para escapar de seus inimigos, podem fazer com uma incrível
facilidade com o que encontra(+3 INT para fazer armadilhas)
------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------
Fada:
São pequenas
criaturas com asas, são totalmente puras e do bem, com alta agilidade.
Atributos
iniciais:
Força: 1
Agilidade: 5
Inteligência:
3
Velocidade: 4
Carisma: 4
Resistência:
0
Iniciativa: 0
Percepção: 2
Percepção: 2
Habilidades
da raça:
Podem curar
seu aliado com pouca vida uma vez na batalha(roda d20, cada numero é 3 de Hp,
ex: d20=10 cura 30 de Hp)
------------------------------------------------------------------------------------------
Os faunos são criaturas com a parte inferior do corpo parecida com a de uma cabra e a parte de cima como humano, tem chifres crescendo na cabeça e são no geral pessoas boas.
------------------------------------------------------------------------------------------
Fauno:
Atributos
iniciais:
Força: 2
Agilidade: 3
Inteligência:
1
Velocidade: 4
Carisma: 3
Resistência:
1
Iniciativa: 1
Percepção: 3
Percepção: 3
Habilidades
da raça:
Aumenta sua
velocidade em +4 quando tem menos de 50 de Hp
------------------------------------------------------------------------------------------
Gigante:
São
criaturas entre três e dois metros, parecidos com humanos geralmente bem
asquerosos e com aparência repugnante, são fortes e com raciocínio primitivo.
Atributos
iniciais:
Força: 5
Agilidade: 1
Inteligência:
1
Velocidade: 2
Carisma: 0
Resistência:
5
Iniciativa: 3
Percepção: 1
Percepção: 1
Habilidades
da raça:
Pode com
facilidade domar animais grandes
------------------------------------------------------------------------------------------
Gnoll:
São
criaturas humanoides bem parecidas com hienas, andam em tribos, tem a pele
pintada e as patas com garras afiadas.
Atributos
iniciais:
Força: 3
Agilidade: 3
Inteligência:
1
Velocidade: 4
Carisma: 0
Resistência:
2
Iniciativa: 3
Percepção: 4
Percepção: 4
Habilidades
da raça:
A cada
aliado perto ganha +1 Força
------------------------------------------------------------------------------------------
Gnomo:
Gnomos são
geralmente contra violência, raramente passam de 1,20 de altura e são sempre
bem humorados gostando de musica e historias.
Atributos
iniciais:
Força: 1
Agilidade: 4
Inteligência: 5
Velocidade: 3
Velocidade: 3
Carisma: 2
Resistência:
0
Iniciativa: 1
Percepção: 2
Percepção: 2
Habilidades
da raça:
São muito
furtivos e ganham +3 INT e +3 AGI para furtividade
------------------------------------------------------------------------------------------
Goblin:
São
criaturas bem parecidas com duendes, mais magros e pequenos costumam fazer
brincadeiras de mau gosto.
Atributos
iniciais:
Força: 1
Agilidade: 4
Inteligência:
3
Velocidade: 4
Carisma: 0
Resistência:
0
Iniciativa: 3
Percepção: 1
Percepção: 1
Habilidades
da raça:
Pode ficar invisível,
menos de 11 nos dados=10 segundos, menos de 20=30 segundos, se der GG 1 minuto
------------------------------------------------------------------------------------------
Golias:
São nômades,
vivem andando pelas montanhas e veem a vida como uma grande competição.
Atributos
iniciais:
Força: 4
Agilidade: 2
Inteligência:
3
Velocidade: 2
Carisma: 2
Resistência:
4
Iniciativa: 3
Percepção: 4
Percepção: 4
Habilidades
da raça:
Em batalhas
ganha +1 de força para cada inimigo
------------------------------------------------------------------------------------------
Hobbit:
São criaturas
extremamente pequenas chegando a no Maximo 90 centímetros de altura, muito bons
e legais, cativam a qualquer um.
Atributos
iniciais:
Força: 1
Agilidade: 3
Inteligência:
3
Velocidade: 2
Carisma: 4
Resistência:
0
Iniciativa: 2
Percepção: 2
Percepção: 2
Habilidades
da raça:
Tem fácil convencimento
pelo carisma(+5 carisma para convence)
------------------------------------------------------------------------------------------
Humano:
É você cara,
não tem o que falar
Atributos
iniciais:
Força: 3
Agilidade: 2
Inteligência:
3
Velocidade: 2
Carisma: 4
Resistência:
3
Iniciativa: 3
Percepção: 3
Percepção: 3
Habilidades
da raça:
Tem
conhecimento alto pela facilidade de adquirir informação
------------------------------------------------------------------------------------------
Khajiit:
São uma raça
humanoide com aparência felina conhecidos pela sua alta mobilidade e
furtividade.
Atributos
iniciais:
Força: 2
Agilidade: 4
Inteligência:
4
Velocidade:
3
Carisma: 2
Resistência:
1
Iniciativa: 1
Percepção: 3
Percepção: 3
Habilidades
da raça:
Para
atividades furtivas usa sua agilidade e inteligência(para ser furtivo comba o
d20 com a AGI e INT)
------------------------------------------------------------------------------------------
Lobisomem:
Podendo se
transformar em lobisomem em batalhas essa criatura tem alta mobilidade e perde
o raciocínio quando transformado
Atributos
iniciais: Lobisomem/Humano
Força: 4/2
Agilidade:
4/2
Inteligência:
1/3
Velocidade: 3/1
Carisma: 0/2
Resistência:
2/3
Iniciativa: 5/2
Percepção: 4/3
Percepção: 4/3
Habilidades da raça:
Aumenta sua
velocidade e agilidade em +3 quando está a noite
------------------------------------------------------------------------------------------
Meio-anjo:
São
basicamente humanos com asas e quase puros
Atributos
iniciais:
Força: 2
Agilidade: 4
Inteligência:
4
Velocidade: 5
Carisma: 4
Resistência:
0
Iniciativa: 0
Percepção: 3
Percepção: 3
Habilidades
da raça:
Quando
banhado pela luz do dia fica mais forte(+2 Força)
------------------------------------------------------------------------------------------
Meio-demônio:
São
basicamente humanos com aparência demoníaca e com asas
Atributos
iniciais:
Força: 4
Agilidade: 4
Inteligência:
3
Velocidade: 5
Carisma: 0
Resistência:
1
Iniciativa: 0
Percepção: 3
Percepção: 3
Habilidades
da raça:
Quando
banhados pelo brilho da noite ficam mais fortes(+3 For)
------------------------------------------------------------------------------------------
Meio-Dragão:
As vezes
confundidos com meio-demônios tem habilidades de dragão de um determinado tipo(Aguá, luz, ar, fogo, terra e trevas)
Atributos
iniciais:
Força: 4
Agilidade: 4
Inteligência:
2
Velocidade: 2
Carisma: 2
Resistência:
3
Iniciativa: 3
Percepção: 4
Percepção: 4
Habilidades
da raça:
Tem
imunidade para seu tipo de dragão(Ex: dragão fogo, não toma dano para fogo)
Obs.: Suas
habilidades são: sobrecarregar sua força em +4, sobrecarregar velocidade em +3,
sobrecarregar resistência em +4 e ataques do elemento (Ex: dragão fogo: Fire Ball,
chamas, etc)
------------------------------------------------------------------------------------------
Mortos-Vivos:
São criaturas
de qualquer raça renascidas por alguma magia, são zumbis basicamente.
Atributos
iniciais:
Força: 3
Agilidade: 1
Inteligência:
1
Velocidade: 1
Carisma: 0
Resistência:
3
Iniciativa: 4
Percepção: 0
Percepção: 0
Habilidades
da raça:
Se forem
mortos novamente podem voltar a vida usando está habilidade(tirando mais de 10
nos dados volta a vida)
------------------------------------------------------------------------------------------
Orc:
Tem uma
forma humanoide e são racionais, tem inteligência militar em sua sociedade e é
inimigo desde sempre dos humanos em especial, são geralmente grandes e
robustos.
Atributos
iniciais:
Força: 4
Agilidade: 2
Inteligência:
3
Velocidade: 2
Carisma: 2
Resistência:
4
Iniciativa: 4
Percepção: 3
Percepção: 3
Habilidades
da raça:
Para fazer estratégia
ganha +5 INT
------------------------------------------------------------------------------------------
Selvagem:
São
criaturas humanoides características por parecerem muito com alguns animais
como: lobo, leão, jacaré, macacos entre alguns outros.
Atributos
iniciais:
Força: 4
Agilidade: 4
Inteligência:
2
Velocidade: 3
Carisma: 0
Resistência:
2
Iniciativa: 3
Percepção: 4
Percepção: 4
Habilidades
da raça:
Podem se
comunicar com animais daquela espécie em especifico
------------------------------------------------------------------------------------------
Trolls são
grandes criaturas brutais do tamanho de gigantes mas muito agressivos e com uma
aparência repugnante.
Atributos
iniciais:
Força: 5
Agilidade: 2
Inteligência:
1
Velocidade: 1
Carisma: 0
Resistência:
5
Iniciativa: 5
Percepção:3
Percepção:3
Habilidades
da raça:
Quando estão
fora da batalha se regeneram muito rápido.
------------------------------------------------------------------------------------------
Vampiro:
Vampiros
podem alterar entre sua forma humana e forma de lord, sendo mais forte como
lord porem gastando muita energia quanto mais tempo fica.
Atributos
iniciais: Humano/Vampiro
Força: 2/4
Agilidade: 3/3
Inteligência:
3/3
Velocidade: 3/2
Carisma: 3/0
Resistência:
2/3
Iniciativa: 1/4
Percepção: 2/4
Habilidades
da raça:
Quem ele
morde não vira vampiro a não ser que use está habilidade, quem ele morde vai
ser seu servo por um tempo até se transformar totalmente em vampiro (Tirar
menos de 16 um turno, entre 16 e 19 3 turnos e se der GG por 5 turnos)
------------------------------------------------------------------------------------------
Vanires:
São bem
parecidos com os humanos, são muito belos e geralmente altos, possuem alto
conhecimento e sabedoria.
Atributos
iniciais:
Força: 2
Agilidade: 3
Inteligência:
5
Velocidade: 3
Carisma: 5
Resistência:
2
Iniciativa: 1
Percepção: 4
Percepção: 4
Habilidades
da raça:
Tem
facilidade para evitar feitiços de controle mental e magias de ilusão(+5 INT
nessas ocasiões)
------------------------------------------------------------------------------------------
Anjo-Celestial:
Mais conhecidos como morte são enviados com a missão de
levar alguém para o inferno.
Atributos iniciais:
Força: 3
Agilidade: 1
Inteligência: 5
Velocidade: 3
Carisma: 0
Resistência: 3
Iniciativa: 2
Percepção: 5
Habilidade da raça:
Teletransporte para qualquer lugar uma vez por dia, apenas
ele—100 mana
-----------------------------------------------------------------------------------------
Automatoi:
São criados por algum mestre artesão, geralmente por um anão
tem o livre arbítrio porem leal ao seu criador.
Atributos iniciais:
Força: 4
Agilidade: 1
Inteligência: 1
Velocidade: 2
Carisma: 3
Resistência: 5
Iniciativa: 3
Percepção: 3
Habilidade da raça:
Volta a vida se o criador o concertar em menos de um dia
-----------------------------------------------------------------------------------------
Cho rain:
Criaturas do submundo com garras e que aumenta de tamanho
Atributos iniciais:
Força: 4
Agilidade: 1
Inteligência: 3
Velocidade: 1
Carisma: 5 (para intimidação)
Resistência: 4
Iniciativa: 3
Percepção: 4
Habilidade da raça:
Recupera 20 de Hp sempre que mata um ser vivo e cresce um
pouco sempre que devora alguém chegando a no Maximo 4 metros de altura (Se o
alvo tiver com menos de 10 de Hp pode devorar ele)
-----------------------------------------------------------------------------------------
Ciclopes:
São bem semelhantes aos gigantes, mas são gordos e com apenas
um olho.
Atributos iniciais:
Força: 5
Agilidade: 1
Inteligência: 1
Velocidade: 2
Carisma: 1
Resistência: 5
Iniciativa: 4
Percepção: 1
Habilidade da raça:
Encantamentos não funcionam em ciclopes, são anti magia
(magia de dano como fire Ball dão metade do dano)
-----------------------------------------------------------------------------------------
Darkonian:
São seres vindos das sombras, no lugar dos pés fumaças e são
a encarnação da maldade.
Atributos iniciais:
Força: 4
Agilidade: 4
Inteligência: 2
Velocidade: 5
Carisma: 4 (para intimidação)
Resistência: 1
Iniciativa: 3
Percepção: 0
Habilidade da raça:
Escolhe um alvo de até 50 metros e pode marca-lo, tudo em
100 metros fica totalmente escuro por 5 segundos, o Darkonian aparece na frente
da pessoa com um ataque a escolha do jogador sem chance de esquiva (da um tipo
de teleporta para o alvo marcado, só pode ser usado uma vez ao dia)
-----------------------------------------------------------------------------------------
Doppelganger:
São seres de pele esverdeada extremamente astutos
Atributos iniciais:
Força: 2
Agilidade: 4
Inteligência: 5
Velocidade: 2
Carisma: 4
Resistência: 1
Iniciativa: 3
Percepção: 3
Habilidade da raça:
Pode se transformar em qualquer pessoa que ele vê por um
curto tempo, 11 para baixo é uma rodada, acima disso são 2 rodadas e se der GG
são por 4 (Não pode usar isso em batalhas, e se estiver transformado e começar
uma luta o efeito acaba)—10 mana
-----------------------------------------------------------------------------------------
Espectro:
É um tipo de morto-vivo (fantasma), mas é sombrio e
plenamente rápido como um morto-vivo nunca vai ser.
Atributos iniciais:
Força: 5
Agilidade: 5
Inteligência: 4
Velocidade: 3
Carisma: 3
Resistência: 1
Iniciativa: 1
Percepção: 1
Habilidade de raça:
Pode se juntar a sua sombra, fazendo uma sombra viva ou
ficando invulnerável com a sombra no chão, durante um tempo (roda int para
saber exatamente como vai ser).
-----------------------------------------------------------------------------------------
Genasi:
Uma raça que é dividida em varias categorias: Fogo, água,
ar, terra. Com a aparência de tal elemento.
Atributos iniciais:
Atributos:
|
Fogo
|
Água
|
Ar
|
Terra
|
Força:
|
2
|
2
|
2
|
4
|
Agilidade:
|
2
|
3
|
4
|
2
|
Inteligencia:
|
4
|
4
|
3
|
2
|
Velocidade:
|
2
|
3
|
3
|
2
|
Carisma:
|
4
|
4
|
4
|
2
|
Resistencia:
|
2
|
2
|
1
|
4
|
Iniciativa:
|
2
|
2
|
2
|
2
|
Percepção:
|
2
|
2
|
2
|
2
|
Habilidades da raça:
Fogo: Pode tentar aprender uma magia para ela observando o
ritual ou algo do tipo (roda os dados e consulta o mestre para saber se
aprende)
Água: Pode se curar quando tem contato com a água (2d20 de
cura, apenas duas vezes por dia)
Ar: Pode voar (é um meio de transporte apenas para o
jogador, não pode usar em batalhas e voa até 1 km por dia)
Terra: Consegue uma força vinda da terra, dando +2 For, +2
res por um turno—30 mana
-----------------------------------------------------------------------------------------
Harpia:
São sempre do sexo feminino com as garras nos pés e as asas
com os braços.
Atributos iniciais:
Força: 5
Agilidade: 3
Inteligência: 2
Velocidade: 5
Carisma: 2
Resistência: 1
Iniciativa: 4
Percepção: 3
Habilidade da raça:
Pode pegar um inimigo com as garras, ir até uns 10 metros e
soltar ele de lá (o inimigo deve fazer teste de For, e a harpia também).
-----------------------------------------------------------------------------------------
Hobgoblin:
São uma espécie de goblins evoluídos e meio mortos-vivos
Atributos iniciais:
Força: 3
Agilidade: 4
Inteligência: 2
Velocidade: 3
Carisma: 1
Resistência: 3
Iniciativa: 3
Percepção: 3
Habilidade da raça:
Não pode ser envenenado
-----------------------------------------------------------------------------------------
Homem urso:
São ursos humanoides com alta inteligência.
Atributos iniciais:
Força: 4
Agilidade: 2
Inteligência: 5
Velocidade: 3
Carisma: 1
Resistência: 3
Iniciativa: 2
Percepção: 3
Habilidade da raça:
Quando está com menos de 15 de Hp sua vida recupera 20 por
turno durante 3 turnos, uma vez por batalha apenas.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Kobold:
Com menos de um metro de altura são criaturas humanoides com
aparência reptil.
Atributos iniciais:
Força: 1
Agilidade: 4
Inteligência: 4
Velocidade: 2
Carisma: 1
Resistência: 0
Iniciativa: 2
Percepção: 1
Habilidades da raça:
Aumenta seus sentidos quando a noite: +10 per
-----------------------------------------------------------------------------------------
Norbock:
São criaturas vindas do desconhecido e extremamente raras,
sendo ágeis e fortes.
Atributos iniciais:
Força: 5
Agilidade: 5
Inteligência: 3
Velocidade: 2
Carisma: 2
Resistência: 1
Iniciativa: 3
Percepção: 3
Habilidade da raça:
Não precisa respirar e pode se camuflar em qualquer lugar
rodando Int
-----------------------------------------------------------------------------------------
Sahuagin:
São peixes monstros humanoides de quatro braços.
Atributos iniciais:
Força: 2
Agilidade: 4
Inteligência: 2
Velocidade: 5
Carisma: 1
Resistência: 2
Iniciativa: 2
Percepção: 5
Habilidade de raça:
Pode ficar em terra por 22 horas sem levar penalidades.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Thri-Kreen:
São homens insetos, estão sempre em suas “vilas” e nunca
sozinhos tentam trabalhar em equipe.
Atributos iniciais:
Força: 3
Agilidade: 2
Inteligência: 4
Velocidade: 5
Carisma: 0
Resistência: 3
Iniciativa: 5
Percepção: 4
Habilidade da raça:
Ganha +1 Per, +1 Ini para cada aliado em raio de 50 metros.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Tritões:
São homens peixes que vivem em cidades submarinas.
Atributos iniciais:
Força: 3
Agilidade: 2
Inteligência: 3
Velocidade: 5
Carisma: 5
Resistência: 3
Iniciativa: 2
Percepção: 2
Habilidade da raça:
Podem encantar alguém com a voz por um turno, o alvo deve
ser do sexo contrario e de outra raça.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Urgot:
Existindo poucos dessa raça são extremamente difíceis de
achar, sendo feitos por experimentos de guerra em massa (dizem ser de Guarmos).
Atributos iniciais:
Força: 5
Agilidade: 0
Inteligência: 3
Velocidade: 0
Carisma: 0
Resistência: 5
Iniciativa: 3
Percepção: 3
Habilidade da raça:
São extremamente tóxicos fazendo que quem toque ou chegue a
menos de 1 metro sofra penalidade.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Viera:
Formada por mulheres morenas e sempre belas tendo pés,
garras e orelhas de coelhos são ágeis e exóticas.
Atributos iniciais:
Força: 2
Agilidade: 5
Inteligência: 3
Velocidade: 4
Carisma: 5
Resistência: 1
Iniciativa: 2
Percepção: 4
Habilidade da raça:
Para seduzir alguém “Manipular” pode rodar 1d20+ Car com um
bônus de +5, o alvo pode jogar Int para tentar se proteger.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Warforged:
É uma estatua viva forjada para guerra, totalmente
sanguinária e sem sentimentos.
Atributos iniciais:
Força: 5
Agilidade: 1
Inteligência: 3
Velocidade: 3
Carisma: 0
Resistência: 4
Iniciativa: 5
Percepção: 0
Habilidade da raça:
Não sofre controles mentais nem nada do tipo.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Wemics:
São como centauros, mas a parte de baixo como um leão e a de
cima como a de um leão humanoide.
Atributos iniciais:
Força: 4
Agilidade: 1
Inteligência: 3
Velocidade: 4
Carisma: 2
Resistência: 3
Iniciativa: 4
Percepção: 3
Habilidade da raça:
Aumenta percepção em +5 quando tem haver com observação ou
olfato.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Wendigo:
São humanos que depois de virarem canibais por um tempo
acabaram se tornando uma espécie de mortos-vivos.
Atributos iniciais:
Força: 4
Agilidade: 4
Inteligência: 1
Velocidade: 2
Carisma: 0
Resistência: 2
Iniciativa: 4
Percepção: 2
Habilidade da raça:
Pode comer qualquer tipo carne ao algo do tipo em qualquer
estado sem sofrer penalidade recuperando 10 de Hp, não podendo ser usado em
batalhas.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Yuan-Ti:
São cobras humanoides, mas ao invés de pernas tem a calda de
serpente.
Atributos iniciais:
Força: 4
Agilidade: 5
Inteligência: 3
Velocidade: 2
Carisma: 1
Resistência: 1
Iniciativa: 3
Percepção: 3
Habilidade da raça:
Com a mordida solta um veneno não mortal com alguma
penalidade (escolhida pelo jogador sendo permanente e com a autorização do
mestre).
-----------------------------------------------------------------------------------------